Blog

10 de agosto de 2019

Beneficio do Esporte na Saúde

Beneficio do esporte na saúde

Benefícios da prática esportiva: quais são eles e como aproveitá-los

Em um ano como esse onde sediamos uma edição das Olimpíadas, a importância da prática esportiva fica ainda mais em evidência. Os benefícios da prática esportiva são muitos e por isso eles são tão difundidos.

O fortalecimento muscular está entre os benefícios da prática esportiva.

Os esportes surgiram há muitos e muitos séculos. De início, eles tinham um objetivo estritamente funcional, ligado à alguma atividade laboral. Com o passar do tempo, os esportes passaram a agregar valor e prazer por si só, relacionando-se à saúde e à estética.

Um grande número de esportes surgiram ao final do século 19 e início do 20, século aliás no qual se aumentou ainda mais a quantidade de esportes. Independente da razão, praticar esportes é uma ótima escolha.

Por que praticar esportes?

Podemos observar nos mais diversos lugares, pelos mais diversos meios, que há uma ampla difusão dos benefícios da prática esportiva. Principalmente em lugares óbvios como academias, centros esportivos e também hospitais, postos de saúde e afins, é possível vislumbrar cartazes incentivando os esportes.

A primeira relação que podemos estabelecer é a da prática esportiva e qualidade de vida. Uma vida realmente plena, saudável, com qualidade, necessita que corpo e mente sejam saudáveis e no pleno funcionamento das suas atividades, com vigor, energia e força.

Um dos maiores benefícios da prática esportiva é o aumenta da capacidade cardíaca.

A importância da prática de atividade física e os benefícios da prática esportiva não se resume a elementos vantajosos para o corpo humano, mas também é fundamental para a mente e a sociabilidade do indivíduo. O ser humano como um todo se beneficia daquilo que os esportes são capazes de oferecer.

É imprescindível lembrar que fazer qualquer atividade física requer uma série de cuidados e preparativos.

Além de roupas adequadas, é preciso averiguar seu estado de saúde para ver qual atividade física é condizente com suas condições de saúde atuais. Em outras palavras, antes, durante e após a prática esportiva é necessário certos cuidados.

Quais os benefícios da prática esportiva?

Uma vida só pode ser realmente vivida na sua plenitude quando se tem saúde. Quando se goza de boa saúde, temos condições de fazer tudo o que precisamos e desejamos em nossas vidas, com toda a disposição que nos é demandada.

De imediato, os benefícios da prática esportiva atingem o corpo da pessoa em questão. Entretanto, a mente também se beneficia dela, em todas as suas etapas de execução.

Iremos citar abaixo os benefícios da prática esportiva em geral.

Ei! Antes de seguir, deixa a gente te dar algumas sugestões de alguns esportes radicais…

1 – Descubra onde praticar trekking no Brasil

2 – Conheça agora onde praticar rafting no Brasil

3 – Descubra as melhores dicas de kitesurf para iniciantes

Recomendamos também que você baixe o e-book com as 5 atitudes para liberdade. Este é um material fundamental para você que deseja alcançar toda liberdade e qualidade de vida que você sempre sonhou. Clique na imagem abaixo, e faça já o download:

1 – Faz bem para o corpo e mente

A prática esportiva tem o potencial de atingir o ser humano em sua totalidade, causando efeitos positivos no organismo, no aspecto físico e biológico do indivíduo e também para o âmbito mental e emocional.
2 – Aumenta a oxigenação do cérebro

Durante a execução do exercício físico, o organismo produz uma quantidade ainda maior de oxigênio para o cérebro. Isso ajuda a aprimorar as funções cognitivas e de raciocínio da pessoa.
3 – Estimula as atividades cognitivas

Quando se faz uma atividade esportiva, isso mobiliza uma série de capacidades e funções mentais, como agilidade, raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção mais clara, reflexos mais rápidos, entre tantas outras.
4 – Aumenta o “colesterol bom” e diminui o “colesterol ruim”

É comprovado que fazer um esporte um pouco mais intenso e com uma certa frequência aumenta os índices de HDL (“colesterol bom”) e diminui o LDL (“colesterol ruim”).

Artigos, Saude ,
About Alessandro Pimentel

Publicidade